Buscar
  • por Assessoria de imprensa

ATOR MENTE


Dirigida por Marco Antônio Pâmio, comédia Ator Mente reúne três peças curtas do britânico Steven Berkoff.

Considerado um dos ícones do teatro britânico atual, o autor Steven Berkoff tem três de suas peças curtas montadas pelo encenador brasileiro Marco Antônio Pâmio e agrupadas na comédia Ator Mente, que estreia no dia 14 de junho no Teatro Nair Bello. O elenco conta com Norival Rizzo, Noemi Marinho, Josemir Kowalick e Luciano Schwab.

Os textos que inspiraram a montagem estão presentes na coletânea “One Act Plays” (Peças de Um Ato), composta por 19 peças curtas, divididas em vários blocos temáticos. A montagem relaciona as obras “I Wanna Agent” (“Quero um Agente”, em português) e “This is an Emergency” (“Isto é uma Emergência”), ambas da seção “Actors” (“Atores”), e “Roast” (“Assado”), presente no bloco “Rejection” (“Rejeição”).

O resultado é uma comédia que lança um olhar ao mesmo tempo sarcástico, melancólico e bem-humorado sobre o que é ser ator e toda a carga que a profissão carrega: as expectativas, as frustrações, as cobranças, o desemprego etc. São peças nas quais os personagens mostram o “outro lado da moeda” da profissão, revelando-se frágeis, patéticos, falhos e, por conta de tudo isso, profundamente humanos.

Os três textos se comunicam em cena a partir da figura de um ator desiludido com a profissão, Brian Philips, interpretado por Norival Rizzo. Em “Quero um Agente”, o personagem encontra-se em um camarim com um colega (Bruce, papel de Josemir Kowalick) antes de entrar em cena para um ato natalino. Enquanto se preparam, o protagonista lamenta o fato de não ter um agente e, por isso, não conseguir boas oportunidades de trabalho.

Em “Assado”, uma mãe (interpretada por Brian Philips/Norival Rizzo) conta uma história de ninar para seu filho pequeno (Bruce/Josemir Kowalick). De repente, esse conto aparentemente inocente adquire contornos de um terror crescente e assustador. Já “Isto é uma Emergência” mostra uma conversa em casa entre Brian e sua esposa, Barbara (interpretada por Noemi Marinho), que já não acredita que o marido se firmará como ator bem-sucedido depois de décadas de tentativas frustradas. Ela sugere que ele trabalhe como motorista de táxi, mas a figura de um motorista troglodita e sádico, Joe (papel de Luciano Schwab) surge para abalar a relação desgastada do casal.

Originalmente, as peças que compõem Ator Mente não foram concebidas para compor uma trilogia. São textos independentes e sem ligação aparente entre si. O roteiro dramatúrgico do espetáculo foi pensado especialmente para este trabalho pelo tradutor e diretor Marco Antônio Pâmio. Ator Mente também celebra o reencontro em cena e os 45 anos de parceria artística dos atores Norival Rizzo e Noemi Marinho.

SOBRE STEVEN BERKOFF – AUTOR

Leslie Steven Berks é um ator, dramaturgo e diretor britânico, famoso por interpretar papéis de vilões em filmes populares como o General Orlov no filme de James Bond “Octopussy”, Victor Maitland em “Beverly Hills Cop”, e Podovsky em “Rambo”. É patrono do Nightingale Theatre em Brighton, na Inglaterra, expoente centro do teatro alternativo no Reino Unido. Nasceu em Stepney, região leste de Londres, filho de Alfred Berks (Berkovitch) e Pauline (Hyman), de antepassados romenos. Estudou na Escola de Gramática da Fundação Raine de 1948 a 1950, na Escola Hackney Downs, na Academia de Arte Dramática Webber Douglas, em Londres, em 1958, e na Ecole Jacques Lecoq, em Paris, em 1965. É considerado um dos gurus do teatro atual, sempre provocador e genuíno, e vem inovando nos palcos desde a década de 1960 na direção, atuação e dramaturgia.

SOBRE MARCO ANTÔNIO PÂMIO – DIRETOR

Ator e diretor teatral, Marco Antônio Pâmio estudou no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) e no Drama Studio London, na Inglaterra. Estreou profissionalmente no papel de Romeu na montagem de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, dirigida por Antunes Filho. Destaca-se por sua atuação na cena teatral paulistana, em montagens dirigidas por nomes referenciais da cena brasileira, como Naum Alves de Souza, Gabriel Villela, Elias Andreato, Bete Coelho, Zé Henrique de Paula, Luís Artur Nunes, Aderbal Freire-Filho e Sérgio Ferrara, entre outros. Recentemente fez parte do “Repertório Shakespeare” (que alternava as montagens de “Macbeth” e “Medida por Medida”), dirigido por Ron Daniels, e de “Tróilo e Créssida” e “A Noite de 16 de Janeiro”, dirigidas por Jô Soares.

Participou também de telenovelas e minisséries, entre elas “Mandala”, “JK” e “Assédio” (Globo), “Sangue do meu Sangue” e “Corações Feridos” (SBT), “Água na Boca” (Band), “O Negócio” (HBO) e “Sessão de Terapia” (GNT). Recebeu três prêmios APCA: ator-revelação em “Romeu e Julieta” (1984), melhor ator pelo papel-título em “Edmond” (2006) e melhor diretor por “Assim É (Se lhe Parece)” (2014). Também dirigiu “Propriedades Condenadas”, “Consertando Frank”, “Noites Sem Fim”, “Playground” (pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell 2016 como melhor diretor), “A Profissão da Senhora Warren” e “Cobra na Geladeira”. Sua direção de “Baixa Terapia”, com Antonio Fagundes, está há dois anos em cartaz e já completou 300 apresentações. Sua mais recente direção foi “A Catástrofe do Sucesso”, de Tennessee Williams, fruto de uma residência artística no Instituto Cultural Capobianco.

SINOPSE

O espetáculo reúne três peças curtas de Steven Berkoff, que se ligam por meio da figura de um ator desiludido com a profissão, que sobrevive fazendo pequenos bicos em teatros alternativos. Em “Quero um Agente”, dois atores se encontram em um camarim antes de se apresentarem em um ato natalino. Enquanto se preparam, eles desabafam sobre a dificuldade de conseguir boas oportunidades de trabalho. No texto “Assado”, uma mãe conta para seu filho pequeno uma história assustadora. E na terceira peça, “Isto é uma Emergência”, a esposa de um ator frustrado o incentiva a se tornar motorista de taxi.

FICHA TÉCNICA

Texto: Steven Berkoff Tradução e Direção: Marco Antônio Pâmio Elenco: Norival Rizzo, Noemi Marinho, Josemir Kowalick e Luciano Schwab Cenário: Duda Arruk Figurino: Fábio Namatame Desenho de Luz: Caetano Vilela Trilha Original: Gregory Slivar Assistente de Direção: Thiago Ledier Direção de Produção: Daniel Torrieri Baldi e Selene Marinho Fotografia Artística: Heloísa Bortz Assessoria de imprensa: Pombo Correio Design Gráfico: Denise Bacellar

SERVIÇO

Ator Mente, de Steven Berkoff, com direção de Marco Antônio Pâmio Teatro Nair Bello – Rua Frei Caneca, 569, 3º piso Temporada: 14 de junho a 28 de julho Às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 19h Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia-entrada). Acessibilidade gratuita a portadores de necessidades especiais, agendamento pelo telefone da bilheteria. Bilheteria: (11) 3472-2414 Sessões com Tradução em Libras: 21, 22 e 23 de junho

#teatro #AtorMente #StevenBerkoff #MarcoAntônioPâmio #NorivalRizzo #NoemiMarinho #NairBello

6 visualizações

© 2017 por Cine Cultura

Redes Sociais

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Google ícone social Places

Tel: (11) 3402-1541 - (11) 96348-3680

Atibaia - SP